Festas temáticas levam Hogwarts ao centro do Rio
- Nathalia Duarte
- 24 de mai. de 2017
- 5 min de leitura

Bandeiras das casas espalhadas por todos os lados, pessoas vestidas de personagens da saga (foto acima), cerveja amanteigada e hino de Hogwarts tocando em alto e bom som. À primeira vista, esse é o cenário perfeito para um dos sete filmes da franquia de Harry Potter, mas estamos apenas falando das festas que acontecem em homenagem ao filme que levam aos fãs, a realidade da saga.
Potter Party e The Wizard Express são as duas festas que acontecem pelo menos a cada dois meses (as datas dependem de determinados fatores que, às vezes, impossibilitam a realização) em homenagem ao livro de J.K. Rowling. Tomando o espaço das casas de festa do centro da cidade, elas acumulam fãs que esperam ansiosamente cada edição. E tudo é centrado para que cada vez essa realidade do evento fique mais próxima ao filme. Para os fãs é uma oportunidade de se sentir dentro do ambiente que eles amam.
- Às vezes um item ou uma bebida pode fazer você se sentir dentro do filme. As festas temáticas têm momentos de brincadeira, têm as músicas, os itens, os objetos, as bebidas. Imagina você estar numa festa e do nada vem um chapéu seletor e você ter que gritar qual é a sua casa. São emoções que nem em todos os lugares podemos ter. Em uma festa, nós podemos viver e até tocar nos objetos, além de estarmos com os nossos amigos. Nossa imaginação voa. Os cenários da festa, cada objeto já faz você imaginar estar dentro do filme e não é em todos os lugares que podemos ter -, conta o fã e frequentador Humberto Moreno, de 24 anos. No fã clube, ele é monitor da casa Lufa-Lufa.
A preparação envolve desde os elementos que farão parte da decoração até que tipo de música será tocada. A DJ Bruna Strait, que participou da última edição da The Wizard Express, no dia 1º de abril, no Espaço Jeito Carioca, na Lapa, prepara a seleção musical conforme sente a vibração da pista, mas não esquece um elemento primordial no set.
- Eu não chego a preparar um repertório porque gosto de sentir a energia da pista e selecionar as músicas, mas não deixo de abrir o meu set com o hino de Hogwarts. O pessoal adora-, diz Bruna.
Algumas edições da The Wizard Express quanto a Potter Party são realizadas em parceria com o fã clube oficial do Rio de Janeiro (o HPERJ). União que garante tanto público para os eventos quanto a participação ativa do fã clube em assuntos relacionados à saga de J.K. A preocupação vai desde fornecer elementos que componham o cenário, como bandeiras das quatro casas da escola (Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal), quanto espalhar bonecos e imagens dos personagens dos livros pela casa de festas e a venda da cerveja amanteigada no bar da festa, até o Chapéu Seletor podemos encontrar na pista de dança.
- A parceria do fã clube com essas festas gira em torno das atividades. Tem uma decoração incrível em relação à saga, a galera vai de cosplay. A gente vai para os eventos oferecendo o que fazemos no fã clube, ou seja, fazer atividades em relação a HP, como a vodka pong, clube dos duelos, flashmob, mas nada que vá tirar o foco do pessoal do evento. A gente ganha notoriedade mas não há lucro financeiro, porque nosso fã clube não tem fim lucrativo.
Em suma, o retorno é divulgação, visibilidade. Depois da festa, muita gente acaba participando do fã clube – explica Vitor Palermo, moderador do fã clube oficial no Rio.
Atrações não faltam para quem quer se sentir como um personagem do filme. Além da decoração e da música, produtos dos personagens são vendidos nas festas, shots de Hidromel, suco de abóbora alcoólico, itens dos filmes para tirar fotos, sapinhos de chocolate e feijõezinhos de diversos sabores são distribuídos para os frequentadores. Para os fãs, o contato com esses itens possibilita experiências únicas, assim como quando Harry Potter visita a Dodedosmel, a famosa loja de doces da Hogsmeade.
Um concurso de fantasias também é realizado e o vencedor garante um kit com itens do personagem além de entrada gratuita para as próximas festas.
- A procura é mútua, na última Wizard (no dia 1º de abril de 2017), por exemplo, tanto as festas estavam na nossa procura quanto nós a procura deles. Eles achavam que faltavam algo a mais na festa, e entramos com as atividades. No caso, quem quisesse fazer algo diferente além de dançar e conversar com os amigos, poderia fazer as atividades -, conta Vitor.
Seja na Potter Party (galeria abaixo) ou na The Wizard Express, a satisfação dos fãs é primordial. Cada detalhe faz com que os frequentadores mantenham viva as lembranças adquiridas ao ler os livros e assistir aos filmes, algo que permite com que Harry Potter ainda esteja tão presente na cultura pop.
Além das festas
Mas não é só das festas que o HPERJ (fã clube) se mantém. Tanto os coordenadores quanto os monitores das casas e até os membros se organizam bimestralmente para realizar atividades, online e presenciais, que nutrem o fã clube há sete anos. Além disso, os membros são convidados para lançamentos de livros e dvds em livrarias e até a ter um espaço dedicado à saga em eventos geeks.
- Nos eventos geeks, o que acontece é que nos oferecem um espaço e nós entramos com a proposta. Tendo uma sala decorada com itens de HP, as pessoas passam lá e participam da seleção do Chapéu Seletor, tira foto com os cosplayers, faz atividades, responde quiz, ganha brindes.Tudo depende do que o evento nos oferece -, explica Vitor.
Em livrarias, os participantes são convidados para ir a lançamentos. O último deles foi em Niterói, no lançamento do DVD de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Os fãs vão em massa, vestidos a caráter, e passam o dia tirando fotos com quem passa pelo local e conversando com outros fãs.
Além dos eventos externos, diferentes atividades são realizadas dentro do próprio grupo do Facebook do fã clube. Ao entrar, cada membro escolhe a casa que deseja fazer parte, a partir disso, a pessoa cumpre tarefas e acumula pontos para a casa, ao final do ano, os pontos são contados e a casa com o maior número deles é a grande vencedora da Copa das Casas.
Dentro das atividades online fazem parte os questionários e provas de conhecimento do universo Harry Potter, além de enigmas que as pessoas têm que resolver. Já as externas comportam piqueniques temáticos realizados todo último domingo de cada mês, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, onde cada membro leva comidas e bebidas e, além de responderem perguntas sobre HP, eles ainda participam de competições físicas.
- Os eventos por conta própria são o motivo do fã clube existir. São sete anos de fã clube até ano passado, todo mês tinha. Animais fantásticos, evento natalino, bem-vindo a Hogwarts, aula de poções e as estufas de Hogwarts com o tema: Herbologia. Já tiveram vários temas.
A gente vai se renovando conforme o tempo passa – explica Vitor - Somos um dos fãs clubes mais organizados, porque a maioria dos outros só se organizam para conversar, não nos manteríamos se fossemos só isso. O intuito depois do fim da saga no cinema era justamente esse: manter o fã clube depois do término – completa.
Comments